| 
        - Paragem Absoluta - A seguir
        ao sinal não está estabelecido qualquer percurso. O
        maquinista só poderá ultrapassar este sinal sob
        condições especiais e muito restrictivas    - Paragem Absoluta - Do ponto
        de vista regulamentar este sinal é equivalente aos dois
        vermelhos mas é utilizado em contravia e em desvios por
        forma a que se evitem confusões com os dois vermelhos
        destinados basicamente aos itinerários gerais    - Paragem Simples - Indica que
        o percurso após o sinal se encontra estabelecido (se
        não existirem agulhas até ao próximo sinal, de um modo
        geral este será o aspecto mais restrictivo que o sinal
        apresenta) mas que o mesmo se encontra ocupado ou que
        mesmo estando livre o comboio anterior ainda não se
        afastou o suficiente do sinal seguinte(overlap). Um
        Maquinista que seja autorizado a ultrapassar um sinal que
        apresente este aspecto cumprirá sempre marcha à vista
        até à estação seguinte.    - Aproximação - Sempre que o
        espaço que medeia entre um sinal que apresente  paragem
        absoluta e o ponto protegido pelo mesmo seja inferior
        à distância de overlap, a paragem absoluta é precedida
        por este aspecto, caso haja conveniência em permitir que
        o comboio se aproxime do mesmo (por exemplo, a paragem
        absoluta é apresentada à saída de uma estação, há
        todo o interesse em permitir que o comboio entre na
        estação para tomar/largar passageiros)    - Repetição - Regra geral, no
        metropolitano de Lisboa os "vermelhos" não
        são precedidos de aviso de paragem, ou seja, geralmente
        os sinais ou apresentam verde ou vermelho. Mas se o sinal
        que apresenta o "vermelho" está colocado numa
        curva ou numa lomba o maquinista não consegue vê-lo a
        uma distância suficiente para parar o comboio junto a
        ele e por isso faz-se uso de um sinal repetidor colocado
        antes do sinal (regra geral cerca de 100/150 metros
        antes) que quando o sinal repetido está
        "verde" apresenta verde e quando o sinal
        repetido está "vermelho" apresenta amarelo.
        Por vezes faz-se uso de mais do que um repetidor (o sinal
        de entrada da estação da Pontinha tem 4 sinais
        repetidores, espaçados cerca de 25/50 metros!!).    - Autorização de Manobra 
        - Autoriza a execução da manobra. A velocidade máxima
        é de 30 km/h e pode estar a autorizar a manobra para uma
        via já ocupada.    - Autorização de movimento
        principal (via livre) - Do ponto de vista da
        sinalização automatica não são impostas quaisquer
        restricções à marcha do comboio, que salvo qualquer
        outra indicação por parte de outros tipos de sinais,
        podendo assim o maquinista circular à velocidade máxima
        (60 km/h).- Bloqueio de Saída - Este aspecto(quadrado
        vermelho)(que só é usado nos sinais de saida das
        estações), que não tem nada a haver com a
        sinalização automática, ordena ao maquinista que
        permaneça na estação independentemente do aspecto do
        sinal a que está associado. A utilidade deste aspecto
        pode ser exemplificada no seguinte caso: vamos supor que
        a central de movimento do metropolitano de Lisboa tem
        razões para crer que um comboio vai ficar retido antes
        da estação seguinte num sinal. Ora neste caso não há
        interesse em permitir que o comboio avance para o túnel
        sendo conveniente que ele fique retido na estação
        anterior. A razão para se utilizar um aspecto diferente
        do vermelho, prende-se com razões de flexibilidade já
        que com este aspecto é possivel reter um comboio numa
        estação sem grandes formalidades pois se um maquinista
        ultrapassar este aspecto não existe perigo algum dado
        que o percurso encontra-se estabelecido e livre. Também
        torna possivel reter um comboio numa estação no ultimo
        momento da sua permanência na estação já que se o
        maquinista não reparar nele devido à sua tardia
        actuação, paciência, para no meio do tunel ao sinal
        vermelho!!!   
   | 
        - Paragem Absoluta - Absolute Stop
        - Stop & Stay. The overtaking of this signal,
        when authorized (in normal service very very hardly this
        will happen) requires the maning of all points (the
        same man can do it!!)    - Paragem Absoluta - Absolute Stop
        - Stop & Stay. It's the same thing as the double
        red but this aspect is used in sidings and wrong line, in
        order to avoi confusions (it's a french practice of the
        RER of paris)   - Paragem Simples - Simple Stop - Block
        Stop -(but it can be called a Stop & Probably Stay).
        It indicates that the next block is occupied or if not
        occupied that the overlap hasn't been fulfilled. In a
        station area, with points ahead of this signal, they are
        locked. After 30 seconds stop the train driver  will
        try to reach the movement central (the CM - Central de
        Movimento) and ask for instructions. If after 5 minutes
        no contact has been achivied and the  has a second
        agent on board(4 cars trains), the factor(wich goes at
        the tail of the train and is in charge of closing the
        doors), he will authorize the driver to pass the signal
        at danger. If only the driver is on board(2 and 3 cars)
        it must request permission to the station master of the
        nearest station, without wich it cannot proceed. In
        either case the driver will proceed with caution until
        the next station (not signal)    - Aproximação - Aproach - When
        beyond an absolute stop aspect there is no overlap to the
        next train and it is needed to allow a train to aproach
        of that signal, this aspect is presented before the
        absolute stop. The driver must stop before the signal,
        request permission to overtake it to the Automatic stop
        system and then proceed slowly.    - Repetição - Repetition - When
        a stop aspct it is not visible at a safe distance, a
        single or multiple repeaters are installed before the
        repeated signal. When the repeated signal is closed this
        aspect is presented. As said before, sometimes multiple
        repeaters exist for a single signal. The home signal of
        the Pontinha station (terminal) has 4 repeaters spaced
        about  25/50 metres!!).    - Autorização de Manobra 
        - Shunting Permission - Maximum speed allowed 30
        km/h and the line might be occupied. Unlike CP, this
        aspect allows the departure of a train.    - Autorização de movimento
        principal (via livre) - Authorization of main
        movement (all clear) - All clear (the maximum speed
        allowed is 60 kph).    - Bloqueio de Saída - Exit
        Blocking - The trains must not depart the station
        while the red square is lit although the path is set and
        clear. It's main purpose is to maintain trains spaced
        independentely of the block (for example to keep them 2
        minutes apart) |