Durante as longas horas da noite e
                  ocasionalmente nas primeiras horas da manhã, um grupo de indivíduos - a
                  maioria aparentemente racional e adulta - senta-se à frente de
                  um monitor de computador e com as mãos num teclado ou outro
                  dispositivo. O grito familiar do "Querido, vem-te deitar!" já
                  não é ouvido pois perde-se mergulhado no som rítmico das rodas
                  de um comboio virtual que viaja através de uma linha
                  digitalizada. Estes maquinistas virtuais operam ansiosamente
                  os controlos da sua locomotiva
 de indivíduos - a
                  maioria aparentemente racional e adulta - senta-se à frente de
                  um monitor de computador e com as mãos num teclado ou outro
                  dispositivo. O grito familiar do "Querido, vem-te deitar!" já
                  não é ouvido pois perde-se mergulhado no som rítmico das rodas
                  de um comboio virtual que viaja através de uma linha
                  digitalizada. Estes maquinistas virtuais operam ansiosamente
                  os controlos da sua locomotiva favorita enquanto tentam
                  terminar a sua ordem de trabalho atribuída. O silêncio da
                  noite escura é finalmente quebrado com a aplicação do freio,
                  imobilizando o comboio que assim entrega sãos e salvos os
                  passageiros ou a carga no seu destino. Apenas mais um dia
                  rotineiro na vida de um maquinista que trabalha para um
                  companhia de caminho-de-ferro virtual.
 favorita enquanto tentam
                  terminar a sua ordem de trabalho atribuída. O silêncio da
                  noite escura é finalmente quebrado com a aplicação do freio,
                  imobilizando o comboio que assim entrega sãos e salvos os
                  passageiros ou a carga no seu destino. Apenas mais um dia
                  rotineiro na vida de um maquinista que trabalha para um
                  companhia de caminho-de-ferro virtual. 
                  
                  É um daqueles, que simplesmente não consegue desviar os olhos
                  quando vê passar um grande comboio de mercadorias? Encontra-se
                  fascinado, e de câmara pronta, para 'sacar' algumas imagens
                  enquanto passa perto de uma passagem de nível? Você sempre
                  sonhou em  sentar-se na cabine de uma daquelas
                  locomotivas diesel enormes enquanto rugem puxando toneladas de
                  carga? Você quer sentir-se envolvido nas operações quotidianas
                  de uma operadora de transportes ferroviários? Ou talvez esteja
                  à procura de mais conteúdo do que simplesmente saltar para os
                  comandos de uma 1960 e explorar a sua linha favorita?
sentar-se na cabine de uma daquelas
                  locomotivas diesel enormes enquanto rugem puxando toneladas de
                  carga? Você quer sentir-se envolvido nas operações quotidianas
                  de uma operadora de transportes ferroviários? Ou talvez esteja
                  à procura de mais conteúdo do que simplesmente saltar para os
                  comandos de uma 1960 e explorar a sua linha favorita? 
                  
                  Se você responder sim a alguma das questões acima, então
                  precisa considerar juntar-se a um Companhia de
                  Caminhos-de-Ferro Virtual (VR - Virtual Railroad). Derivado do
                  conceito das linhas aéreas virtuais (VA - Virtual Airline) ,
                  existem à bem pouco tempo, por comparação às linhas aéreas
                  virtuais, desde o lançamento do Train Simulator da Microsoft.
                  
                  A maioria dos aspirantes a coordenadores de caminhos-de-ferro
                  virtuais querem realçar a sua experiência virtual 'surfando'
                  na net à procura de bibliotecas de ficheiros com o seu
                  material circulante favorito, com mais actividades,
                  itinerários diferentes, e também participando em fóruns de
                  discussão. 
                  
                  É difícil falar das origens das primeiras VR's mas pode-se
                  dizer que tiveram um começo tão brilhante como as VA's. No
                  entanto, a versão actual do MSTS tem ainda diversas limitações
                  e as ferramentas disponibilizadas são inábeis e instáveis. Tem
                  de se admitir que ao contrário das VA que já são mais de 100,
                  os Caminhos-de-Ferro ainda não passam do número com dois
                  dígitos. Neste tempo todo, há menos de 10 caminhos-de-ferro
                  virtuais activos em toda a comunidade. 
                   No
                  entanto, estamos todos confiantes que futuros simuladores
                  venham possibilitar cada um de nós a alimentar esta paixão
                  para a simulação do comboio e do caminho-de-ferro, criando uma
                  estrutura onde o entusiasta possa conduzir uma locomotiva
                  específica numa determinada linha, para terminar uma ordem de
                  trabalho atribuída.
No
                  entanto, estamos todos confiantes que futuros simuladores
                  venham possibilitar cada um de nós a alimentar esta paixão
                  para a simulação do comboio e do caminho-de-ferro, criando uma
                  estrutura onde o entusiasta possa conduzir uma locomotiva
                  específica numa determinada linha, para terminar uma ordem de
                  trabalho atribuída. 
                
Tal como as VA's, o sucesso dos
                  caminhos-de-ferro virtuais devem-se à Internet. Não são um
                  esforço barato para o grupo dos entusiastas que os 'controla'.
                  Estas despesas não são simplesmente de natureza monetária,
                  elas também incluem centenas de horas de trabalho por semana
                  principalmente durante as horas livres. O trabalho inclui a
                  criação do equipamento, das actividades, da gerência de
                  relatórios, moderação dos forums que suportam os coordenadores
                  virtuais e os utilizadores da VR. 
                  E tal como numa empresa verdadeira, o sucesso de uma companhia
                  virtual depende tanto da competência da sua gerência como dos
                  seus funcionários, para obter uma equipa bem sucedida nas
                  operações ferroviárias. 
                
Traduzido e adaptado de um texto original da autoria de Jim Vaughan, publicado em www.vnerr.com e em www.trainsim.com








